O principal destaque da música eletrônica em Florianópolis, é sem dúvida alguma o jovem DJ e produtor Francisco Riffel que faz parte da line up das festas do El Divino Lounge. Para quem não conhece, o El Divino é um dos mais refinados clubs, na Av. Beira Mar Norte, o cartão postal da cidade. A casa tem programação variada, predomínio da música eletrônica, proposta voltada para público jovem e comporta no mesmo complexo: bar, restaurante, pista e lounge, pacote completo para os descolados da cidade e famosos que visitam Floripa se divertirem.
Fui lá conferir o som do DJ. Pouco antes da meia noite vejo Francisco Riffel passar em direção a cabine instalada fora, em uma das laterais do restaurante do club, conversa com o outro dj que realizava o warm-up, depois volta para a entrada da pista. Me identifico, o parabenizo pelo set no Sound Cloud, ele gentilmente me presenteia com uma pulseira pro seu camarote. Já estava quase na hora da pista abrir…
A sua apresentação começa. Ele inicia com uma track de sonoridade suave que aos poucos ganha corpo, preenche o ambiente e o público toma conta da pista e dos camarotes, não levando muito tempo para dançar com as “batidas” do jovem DJ de 19 anos. Sua intimidade com a área musical é perceptível pela forma com que seleciona as músicas para o set, mesclando remixes próprios e remixes mais criativos para os hits mais pops da e-music. O set transcorre com uma mesclagem de Progressive, Techno e Electro House, estilos que domina bem. A seleção dos acordes, a passagens de uma track para outra e a busca por criar efeitos especiais mostram o domínio de Francisco Riffel pelas Pick ups, sua personalidade forte e jovialidade na sequencia do set. Os pontos de destaque para a sua apresentação foram os momentos que interagia com instrumento de percussão (bateria eletrônica portátil), fazendo desta brincadeira parte integrante do set e seu jeito cativante de interagir com o público, que curtia o som e a proposta de Riffel.
O Dj Francisco Riffel, prepara agora sua turnê internacional, em breve contaremos detalhes aqui, certamente representará bem a nova safra de Djs do Brasil. Tal reconhecimento não foi efêmero, desde criança Riffel teve sua infância marcada pelos estudos musicais e desde então se apaixonou pela música eletrônica. Em 2010, lançou seu primeiro Hit, “Led Night” com o produtor Sandro Peres, track que ganhou 3 remixes no site www.beatport.com (especializado na divulgação dos trabalhos de djs do mundo inteiro).
Sua jovialidade, talento e dedicação o leva a ser um dj requisitado, integra com frequência a line up das casas mais renomadas de Florianopolis, como Stage Music Park, El Divino Lounge, Café de la Musique, P12, Kalavia Hm, Costão do Santinho, Nomuro Lounge, Madê, V12, Big Blue, etc. Já tocou ao lado de renomados artistas como Grant Nelson, Michel Canitrot, Axel Bauer & Lanford, Iain Thompson, Kassiano, Pedro Casanova, Vacuo Live, e outros.
Para os amantes da e-music recomendo que conheçam o trabalho de Francisco Riffel, DJ de grande talento, “made in “Ilha da Magia, a nossa linda Florianópolis que exportará um dos mais promissores Djs da música eletrônica do Brasil.
Por : Aldo Valentim
Twitter: @aldovalentim
Repórter Especial do Portal Fama.