Stacey Kent, uma das vozes do jazz mais destacadas da atualidade, vem ao Brasil para quatro apresentações no mês de novembro: dia 27, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro(RJ); dia 28, no Teatro Abril, em São Paulo (SP); dia 29, no Teatro Positivo, emCuritiba (PR); e, por fim, dia 30, no SESC Palladium, em Belo Horizonte (MG).
A turnê é uma realização da TIME FOR FUN. No Rio de Janeiro, clientes Credicard,Citibank e Diners contam com pré-venda exclusiva entre 30 de julho e 5 de agosto, enquanto o público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 6 de agosto. Em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte não haverá pré-venda e os ingressos começam a ser vendidos para o público em geral a partir de 30 de julho.
Famosa por suas interpretações arrebatadoras e pelas releituras em francês de clássicos da MPB como “Samba da Benção” (“Samba Saravah”) e “Águas de Março” (“Les Eaux des Mars”), Stacey tem sido aclamada internacionalmente por crítica e público. Já gravou oito álbuns de estúdio e o recém-lançado Dreamer in Concert, que captura sua irresistível performance ao vivo.
Nesta passagem pelo Brasil ela será acompanhada pelo saxofonista Jim Tomlinson – com quem é casada há 21 anos – e pelo Trio Corrente, formado por Fábio Torres (piano),Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Instrumentistas consagrados, os três já tocaram ao lado de artistas como a cantora Rosa Passos, o saxofonista cubano Paquito D’Rivera e o guitarrista Mike Stern. Agora, encontram na voz de Stacey uma parceria perfeita para seu jazz original.
Sobre STACEY KENT
A capacidade de contar uma história, capturar uma emoção, um humor, aprimorá-lo e compartilhá-lo como um segredo com seu público é a qualidade que torna Stacey Kent tão especial. Feliz em uma variedade de gêneros, ela lança sua ampla rede em busca de inspiração.
Natural de New Jersey (EUA), Stacey Kent desde a infância era fascinada por comédias musicais, pelos grandes mestres do jazz e por cantores pop, como Neil Young e Cat Stevens.
Quando cursava uma pós-graduação em literatura no New York Sarah Lawrence College, Stacey conheceu seu futuro marido – o produtor e saxofonista Jim Tomlinson. Os dois faziam testes na prestigiada Guildhall School of Music and Drama.
Em 1997 lançou seu primeiro álbum solo, Close Your Eyes, saudado pela crítica como o nascimento de uma nova estrela do jazz. Seu fraseado impecável, a voz clara e sedutora e a sensibilidade singular davam mostras de seu estilo e sofisticação, que depois se consolidaria em inúmeras versões de clássicos do Great American Songbook e do repertório brasileiro, incluindo canções de Duke Ellington, Cole Porter e Antonio Carlos Jobim.
A partir do ano 2000, Stacey já não era mais tida como uma revelação, mas, sim, um dos nomes mais brilhantes do gênero: foi eleita melhor vocalista de jazz no Jazz Awards britânico de 2001; e no BBC Jazz Awards do ano seguinte. Em 2009, foi indicada ao Grammy.
O ápice do sucesso veio com o álbum Breakfast On the Morning Tram (2007), que vendeu mais de 300 mil cópias no mundo, metade delas na França. O país tornou-se seu reduto especial e recebeu uma turnê cujos ingressos esgotaram-se em todas as apresentações. Sua passagem em território francês incluiu um show memorável no Olympia, de Paris e a condecoração da Ordem Nacional das Artes e das Letras, concedida pelo ministro da Cultura francês, em 2009.
A relação pessoal de Kent com a França é ainda mais profunda. Seu avô residia no país e ela passou um longo tempo estudando por lá. Os primeiros sinais da francofilia herdada já eram visíveis em Breakfast On the Morning Tram, que contou com várias músicas em francês: entre elas “Samba Saravah” (trilha do filme A Man and a Woman) e dois covers de Serge Gainsbourg, “Ces petits riens” e “La saison des pluies”.
Depois, em 2010, veio um álbum totalmente gravado no idioma, intitulado Raconte-moi (Me Diga). Nele, Kent revisita grandes clássicos da herança musical francesa com canções de Barbara, Paul Misraki, Georges Moustaki, Henri Salvador, Michel Jonasz, Keren Ann e Benjamin Biolay, e também mostra o trabalho de talentosos jovens compositores como Claire Denamur , Camille D´Avril (que colaborou com Jim Tomlinson em uma canção), Pierre-Dominique Burgaud e Emilie Satt, cujo La Vénus du Mell é o single de estreia.
Mais informações:
Site oficial: www.staceykent.com/
Facebook oficial: www.facebook.com/StaceyKent
MySpace: www.myspace.com/staceykentmusic
Site oficial Jim Tomlinson: www.jimtomlinson.net
Site oficial Trio Corrente: www.triocorrente.com
Fotos: https://www.t4f.com.br/imprensa/blog
Informações de venda (assim que as vendas forem abertas): www.ticketsforfun.com.br
Twitter Tickets For Fun: @ticketsforfun / Twitter oficial T4F: @t4f
Facebook oficial T4F: www.facebook.com/t4fbrasil
Flickr: www.flickr.com/t4fbr / Youtube: www.youtube.com/t4f