Morre aos 86 anos Escritor Ferreira Gullar

E infelizmente, mais um grande talento acaba de nos deixar. Morreu aos 86 anos o Poeta, ensaísta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo, tradutor e memorialista, Ferreira Gullar.

O escritor estava internado no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio, por complicações pulmonares. A partir de um quadro de pneumotórax, o escritor desenvolveu uma pneumonia. O velório será neste domingo, a partir das 17h, na Biblioteca Nacional, e contiinuará na segunda-feira, quando o corpo será levado para a sede da ABL, às 9h.

Leia mais sobre esse assunto em https://oglobo.globo.com/cultura/morre-poeta-ferreira-gullar-aos-86-anos-20586864#ixzz4Rt4XAP9e
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Ferreira Gullar foi um dos fundadores do neoconcretismo – que valoriza a expressão e a subjetividade em oposição ao concretismo ortodoxo – e postulante da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada por Ivan Junqueira.

Militante do Partido Comunista, exilou-se na década de 1970, durante a ditadura militar, e viveu na União Soviética, na Argentina e Chile. Retornou ao país em 1977 e foi preso por agentes do Departamento de Polícia Política e Social no dia seguinte ao desembarque, no Rio. Foi libertado depois de 72 horas de interrogatório graças à intervenção de amigos junto a autoridades do regime. Depois disso, retornou aos poucos às atividades de critico, escritor e jornalista.

Um grande perda!

Descanse em paz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS