E a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo está chegando! Com um tema importantíssimo: “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade” , a nova edição do maior evento LGBT+ do mundo acontece no dia 11 de Junho na Avenida Paulista.
As novidades dessa parada serão reveladas no próximo dia 5 de Junho, numa coletiva de imprensa pra lá de especial, com os organizadores, apoiadores e patrocinadores de 2023.
Organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), a Parada SP é uma manifestação social que reivindica direitos, promove a visibilidade e celebra a diversidade, com ações políticas e afirmativas.
A primeira edição ocorreu em 1997 com cerca de 2 mil participantes e, desde então, o evento já conquistou um público de 4 milhões de pessoas e entrou para o Guinness Book como o maior do mundo.No ano passado, mais de 3 milhões de pessoas se reuniram em São Paulo e esse ano, ao que tudo indica, será tão boa quanto a de 2022.
Segundo a associação, chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+ que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social. É necessário discutir temas evidenciados na política de assistência social que possam gerar respostas e soluções para os problemas que estamos enfrentando.
O momento é para reivindicar um modelo de gestão participativa, onde o “SUAS” articule esforços e recursos dos municípios, estados e união para a execução e o financiamento de políticas nacionais de assistência social LGBT+. As Paradas de Orgulho têm enorme poder de jogar luz sobre temas esquecidos ou ignorados pelo poder público.
E por esse motivo, o tema da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é: “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade. O objetivo é tornar o SUAS mais conhecido dentro da comunidade e do ativismo LGBT+. Precisamos legitimar nossa luta e fazer com que o nosso país atenda e entenda as especificidades dessa parcela da população brasileira. É urgente enfrentar a discriminação e a exclusão, que agrava a situação dessas pessoas, além de fomentar o vício em drogas, o que as leva à viver nas ruas e passar fome”, informou a associação em seu site oficial.
Antes da grande festa, no dia 11, alguns eventos serão promovidos pela ONG Parada do Orgulho LGBT de SP.
No dia 8, acontecem a Rede de Orgulho e a Feira Cultural e Palco da Diversidade LGBT+. Entre os dias 8 e 9, também o Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+.
Em breve mais informações sobre a 27ª edição que terá sua concentração às 10h e com inicio da Parada às 12h na Avenida Paulista.
E vamos a Luta!
Ver esta publicação no Instagram
Relembre qual foi o tema da Parada de 2022: