Após levar mais de 100 mil pessoas à Oca exposição Esplendores do Vaticano anuncia seus últimos dias

ESPLENDORES DO VATICANO

Últimas oportunidades para o público conferir a exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte, em cartaz somente até o dia 31 de março, na Oca – Parque do Ibirapuera. No mês de março, a exposição continua com ingressos promocionais no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com co patrocínio da Cielo, apoio institucional da Arquidiocese de São Paulo, apoio de TozziniFreire Advogados e realização da TIME FOR FUN.

“Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte apresenta 200 obras de arte sacra e objetos históricos significativos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano. Cada objeto que compõe a exposição conta sua própria história, formando um grande mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental.

As coleções estão organizadas para mostrar a contribuição do Vaticano no mundo das artes, com objetos que marcam eventos dos 2 mil anos de história e tradição da cidade-estado. A mostra é projetada para levar os visitantes a uma viagem através dos tempos de expressão artística e iconografia religiosa.

O Vaticano tem desempenhado um papel central na criação e preservação da arte Ocidental. Ao longo dos séculos, os papas encomendaram e coletaram obras de renomados artistas, e também foram objetos de muitas pinturas e esculturas. O Vaticano também serviu como um museu de objetos históricos, tais como relicários, mapas, documentos, vestimentas, itens litúrgicos e culturais de todo o mundo – todos apresentados na exposição, que ajuda a conectar os visitantes com importantes momentos e personagens históricos.

A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que trabalhou no Vaticano durante 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano. Os objetos serão exibidos em onze galerias e ambientes recriados e organizados em seções temáticas, que facilitam a compreensão do visitante a respeito de sua importância histórica e artística. Coletivamente, ilustram a evolução da Igreja e o início do papado com o primeiro Papa, São Pedro, até o Papa Bento XVI, com ênfase especial na arte e nos objetos históricos que refletem os eventos e períodos significativos relacionados ao Cristianismo.

O segundo andar possui um visita virtual a famosa Capela Sistina, com detalhes dos afrescos monumentais pintados por Michelangelo. Com a comemoração de 500 anos da pintura da Capela Sistina, o Vaticano anunciou a restrição no número de visitantes ao espaço. O que torna esta experiência uma oportunidade única para apreciar em detalhes este magnifico patrimônio cultural da humanidade, sem sair de São Paulo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS