Começaram as filmagens do drama, ainda sem título definido, baseado no livro – Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob, sobre o infame gângster Whitey Bulger. O filme é estrelado pelo indicado ao Oscar® Johnny Depp (“Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, “Em Busca da Terra do Nunca” e os filmes da série “Piratas do Caribe”) no papel de Whitey Bulger e Joel Edgerton (“O Grande Gatsby” e “A Hora Mais Escura”) como o agente do FBI John Connolly. As filmagens começaram em Boston sob a direção de Scott Cooper (“Tudo por Justiça” e “Coração Louco”).
O filme também é estrelado por Benedict Cumberbatch (“12 Anos de Escravidão”) como o irmão de Whitey, Billy Bulger, que é senador pelo estado de Massachusetts; Jesse Plemons (do seriado “Breaking Bad” da AMC) como o parceiro de longa data de Whitey em crimes, Kevin Weeks; Sienna Miller (do seriado “The Girl” da HBO) como a amante de Whitey, Catherine Greig; Dakota Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”) como Lindsey Cyr, antiga namorada de Whitey e mãe do seu único filho; Rory Cochrane (“Argo”) como Steve Flemmi, outro membro da máfia irlandesa; Julianne Nicholson (“Álbum de Família”) no papel da esposa de John Connolly, Marianne; e Adam Scott (da série “Parks and Recreation” da ABC) como o agente do FBI Robert Fitzpatrick. Completam o elenco David Harbour (“Marcados para Morrer”), Jeremy Strong (“A Hora Mais Escura”), Brad Carter (da série “True Detective” da HBO), W. Earl Brown (“A Grande Escolha”) e Corey Stoll (“O Legado Bourne”).
Brian Oliver, Tyler Thompson, John Lesher, Patrick McCormick e Scott Cooper produzem o filme com Peter Mallouk, Lauren Selig, Brett Granstaff e Gary Granstaff como produtores executivos. O roteiro é uma adaptação do livro Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob, de Dick Lehr e Gerard O’Neill.
Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente do FBI John Connolly (Edgerton) convence o mafioso irlandês James “Whitey” Bulger (Depp) a colaborar com o FBI e eliminar um inimigo comum: a máfia italiana. O drama conta a história verdadeira desta aliança inusitada, que saiu do controle, permitindo que Whitey descumprisse leis impunemente, consolidasse seu poder e se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e poderosos da história de Boston.
A equipe criativa por trás das câmeras que colabora com Cooper inclui o diretor de fotografia Masanobu Takayanagi (“O Lado Bom da Vida” e “Tudo por Justiça”), a diretora de arte Stefania Cella (“A Grande Beleza”) e o editor indicado ao Oscar® David Rosenbloom (“O Informante” e “Tudo por Justiça”).