Durante a coletiva de imprensa de lançamento da 16ª edição do Teleton, realizada no início da tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, a apresentadora Eliana foi surpreendida com o convite feito por Raulzinho, criança símbolo da campanha deste ano, para que além de embaixadora também seja a nova madrinha do Teleton. Emocionada, a apresentadora aceitou o convite e disse que se sente muito honrada. “Fui convidada a ser a nova madrinha do Teleton. Há quatro anos sou embaixadora e agora terei essa honra, com responsabilidades ainda maiores. Todo o meu coração de mãe está com a AACD”, disse Eliana.
A coletiva de imprensa do Teleton 2013 foi promovida na sede do SBT, em São Paulo, no estúdio 2, onde reuniu cerca de 100 jornalistas. O evento contou com a presença dos apresentadores, César Filho e Eliana, da jornalista Rosana Jatobá, dos representantes da AACD, Regina Helena Scripilliti Velloso (presidente voluntária do Conselho de Administração), João Octaviano Machado Neto (superintendente geral e CEO), Angelo Franzão (superintendente de Marketing e Captação de Recursos e da criança-símbolo da campanha Teleton 2013) e ainda do diretor de conteúdo da FOX, Paulo Franco, e do vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel.
César Filho abriu o evento e antes de dar detalhes sobre a 16ª edição do Teleton, confessou que, para ele, é muito difícil separar o lado pessoal do profissional quando o assunto é a AACD. “Meu lado humano sempre acaba falando mais alto e me emociono muito”, disse o apresentador do SBT Manhã para os jornalistas presentes.
Na sequência, Regina Helena Scripilliti Velloso, presidente voluntária da AACD e José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT, revelaram que a meta deste ano é de R$ 26 milhões. A dupla ressaltou a importância do espaço na programação da emissora para levar a mensagem de que as pessoas portadoras de necessidades especiais precisam estar inseridas na sociedade e devem ter direitos comuns a qualquer cidadão.
“Dependemos da solidariedade do povo para fazer um grande Teleton este ano”, disse ainda Maciel sobre a arrecadação do dinheiro necessário para ampliar e reformar o hospital da AACD em SP e cuidar da manutenção de outras 18 unidades espalhadas pelo Brasil. Em 63 anos de atuação, a AACD já realizou oito mil cirurgias e cerca de 40% do público atendido é formado por adultos.
A apresentadora Eliana revelou ainda que além da presença do padrinho Daniel, a maratona do Teleton deste ano também contará com a participação da atriz Irene Ravache (que fará uma homenagem especial para Hebe Camargo), do ator Thiago Abravanel, da apresentadora Adriane Galisteu, da cantora Ivete Sangalo, da apresentadora Ticiane Pinheiro, do apresentador Datena, do cantor Naldo Benny, da apresentadora Astrid Fontenelle, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, da apresentadora Daniela Albuquerque, da cantora Sandy, do apresentador Ronnie Von, do cantor Luan Santana, do jornalista Aldo Quiroga, do humorista e apresentador Marco Luque entre outros.
Este ano, além das emissoras que compõe a “rede da amizade” que promovem e liberam seus artistas para participar do Teleton no SBT, o evento conta com a transmissão na íntegra pelos canais Fox Life e Sony Spin. Rosana Jatobá, apresentadora da FOX, ressaltou os pontos de aderência do canal com a iniciativa de ajudar a AACD. Paulo Franco, diretor de conteúdo da FOX, revelou o número de telespectadores que deverá ser somado à audiência do SBT com a parceria: 40 milhões de assinantes.
Neste ano serão mais de 130 marcas envolvidas na realização do evento. Entre elas:Bradesco, Itaú, Riachuelo e Redecard.
O diretor Michael Ukstin encerrou a apresentação dizendo que sempre pensa em seus filhos quando prepara a programação do evento. O tema escolhido deste ano, segundo Ukstin, é guiado por uma mensagem que ouviu do executivo Fábio Barbosa (presidente do Grupo Abril): “Se não deixamos um mundo melhor para nossos filhos, que deixemos filhos melhores para o mundo”.
Com 27 horas de programação, o Teleton promete entreter, ensinar, informar, prestar contas e emocionar todos aqueles que estiverem ligados no SBT a partir das 22h30 do dia 25 de outubro.
O Teleton chega a sua 16ª edição e se consolida como a maior plataforma de arrecadação de recursos da televisão brasileira. Para este ano, um dos destaques será a primeira transmissão em tevê por assinatura, que poderá ser conferida nos canais Fox Life e Sony Spin.
A transmissão contará ainda com a presença da empresa Atmo, responsável por canais corporativos em grandes varejistas e pela TV Mãe e Maternidade, Rede Brasil, TV Guarulhos e TV Nova Jandira que, juntamente com a Jovem Pan Online e o Portal SBT, transmitirão em tempo real todos os detalhes do Teleton. A TV Cultura fará uma cobertura especial, com diversas chamadas ao vivo dentro da sua programação.
Para manter esse projeto e a excelência no atendimento às pessoas com deficiência física, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente conta com o apoio de diversas empresas que colaboram mensalmente com a causa, e busca, cada vez mais, a ajuda de novos parceiros que estejam dispostos a patrocinarem o trabalho que a Instituição desenvolve em suas 16 unidades, distribuídas em oito estados brasileiros.
Além da colaboração popular por meio dos telefones e do site para doações (teleton.org.br), a AACD tem o apoio das empresas Divino Fogão, GPA, Hipercard, Lacta, Redecard, Restaurante Água Doce, Riachuelo, Ri Happy, Uranet, Vivo, Votorantim, entre muitas outras que contribuem ativamente com a Instituição. Além disso, há a participação de duas das principais instituições financeiras do País: Bradesco e Itaú, que, este ano, pela primeira vez, estarão presentes juntos no palco do Teleton recebendo os valores das doações.
A 16ª edição do Teleton é dedicada à ampliação do Hospital da AACD (Abreu Sodré) e ao aumento no número de atendimentos. A meta deste ano é de R$ 26 milhões.
Para doar:
0500 12345 05 para doar R$ 5,00
0500 12345 10 para doar R$ 10,00
0500 12345 16 para doar R$ 16,00
0800 771 7878 ou acesse teleton.org.br para doar outros valores