Tulio Schargel apresenta documentário "MegaFauna nas Escolas"

Tulio Schargel apresenta programa cultural que permite que crianças aprendam de forma lúdica e divertida

As crianças, jovens e adultos do Estado de São Paulo podem conhecer um pouco mais sobre os animais gigantes que viviam em nossas terras durante o período Pleistoceno (aproximadamente 2,5 milhões a 10.000 anos atrás) com o MegaFauna nas Escolas II.

O projeto idealizado pelo diretor e produtor de filmes, Tulio Schargel tem como proposta complementar o currículo escolar padrão através de uma palestra dinâmica. Nas apresentações, Tulio utiliza painéis de 20m² com imagens dos animais da extinta Mega Fauna brasileira, exibe o filme “Brasil da Pré-história – O Mistério do Poço Azul” e ainda mostra réplicas de fósseis, como a cabeça de Tigre Dentes-de-sabre, mão da Preguiça Gigante e os dentes de 6 espécies diferentes de animais extintos.

A origem do projeto se deu quando Tulio Schargel, que também é mergulhador profissional, descobriu ossos de diversos animais, em uma caverna alagada chamada Poço Azul que fica na Chapada da Diamantina, na Bahia.

O destaque da expedição foi a descoberta de fosseis de um dos maiores mamíferos que já caminhou pelas Américas, a Preguiça Gigante. A partir daí surgiu a ideia de reunir cientistas especializados, de diversas partes do mundo, para acompanhar a retirada dos fosseis do fundo das águas frias do Poço Azul e documentar o achado em filme.

A descoberta virou documentário, exibido em mais de 60 paises e premiado no exterior. E o documentário virou o “MegaFauna nas Escolas”. Com duração de 90 a 120 minutos, ele já teve duas aprovações do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo.

Só na primeira edição foram 60 apresentações nas escolas do Estado e a atual conta com um ciclo de 85 palestras. O Projeto, patrocinado pelas empresas EATON e BASF já atendeu a mais de 11 mil pessoas.

“Um dos objetivos do MegaFauna é mostrar a importância do trabalho em equipe multidisciplinar, através da arqueologia, paleontologia e geologia, principalmente”, diz Tulio Schargel. “Acredito que a história é imprescindível para o homem e a ciência pode ser uma ótima ferramenta para despertar esse interesse. Este é um dos valores que busco levar nas palestras”, complementa. Todas as bibliotecas das instituições participantes recebem onze livros ligados ao tema, para que alunos e professores possam dar continuidade ao aprendizado.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS