VIRSKY – Balé Nacional da Ucrânia faz apresentação gratuita na Quinta da Boa Vista

Para comemorar o feriado de São Jorge, no dia 23 de abril, os cariocas ganharão de presente uma apresentação gratuita de uma das mais tradicionais companhias de dança do mundo, a Virsky – Balé Nacional da Ucrânia, na Quinta da Boa Vista, que estará no Brasil para uma extensa turnê por dez cidades. Assim como aconteceu em outubro passado, quando o Kirov Ballet (Ballet do Teatro Mariinsky), um dos berços do balé clássico, foi ovacionado por mais de 40 mil pessoas, a cidade novamente recebe, em uma iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, outro grandioso espetáculo ao ar livre de uma grande companhia repleta de tradição, coreografias de técnica irretocável e ricos e coloridos figurinos, com realização da Dell’Arte Soluções Culturais.

Em grande estilo, os 80 componentes do corpo de baile e orquestra desfilam uma série de danças e músicas típicas, incluindo saltos que desafiam a gravidade em vigorosas evoluções do elenco masculino,  que contrastam  com a perfeita simetria, sincronia e leveza do elenco feminino. Este equilíbrio entre vigor e graça nas intrincadas coreografias atrai  plateias de todas as idades, culturas e classes sociais. A apresentação da Virsky é assumidamente um espetáculo popular.

Recebendo convites de toda parte, incluindo propostas de permanecer com elenco fixo em Las Vegas, a Virsky reluta em ficar por longas temporadas em um só lugar e prefere fazer turnês por países como o Brasil, que abriga meio milhão de descendentes ucranianos. O país verá uma das maiores turnês já feitas por uma companhia de dança internacional no ano em que se comemoram 20 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Ucrânia.

A turnê começa em Novo Hamburgo (9 de abril, Teatro Feevale) e passa depois por Porto Alegre (10 e 11 de abril, Teatro Bourbon Country); Curitiba (13, 14 e 15 de abril, Teatro Guaíra); Belo Horizonte (19 e 20 de abril, SESC Paladium); Ribeirão Preto (22 de abril, Theatro Pedro II); Brasília (27 de abril, Teatro Nacional); São José dos Campos (29 de abril, Teatro Municipal de São José dos Campos); São Paulo(1, 2 e 3 e 4 de maio, Theatro Municipal) e Santos (5 de maio, Teatro Coliseu). No Rio de Janeiro, serão ao todo três apresentações, além do open air, nos dias 17, 18 e 24, no Teatro João Caetano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS